jeudi 19 janvier 2012

La Chandeleur - la fête des crêpes

La Chandeleur é uma festa religiosa cristã, representando oficialmente a apresentação de Jesus no Templo de Jerusalém e a purificação de sua mãe, a Virgem Maria.

É festejada no quadragésimo dia após o Natal, isto é, no dia 2 de fevereiro, pela Igreja Católica Romana e pela Igreja Ortodoxa.

Hoje em dia, conhece-se este dia como o dia dos crepes, pois conta-se que o  papa Gelásio I (492-496) fazia distribuir crepes aos peregrinos que chegavam a Roma.

Em francês, a palavra crêpe é feminina.
Diz-se que, pela sua forma redonda e dourada, faz lembrar o disco solar, evocando o regresso da Primavera, depois do Inverno sombrio e frio.

Existe ainda toda uma simbologia ligada à confeção dos crepes. Assim, faz-se saltar os mesmos com a mão direita, agarrando ao mesmo tempo uma moeda na mão esquerda, a fim de conhecer a prosperidade durante todo o ano. Acreditava-se ainda que o primeiro crepe confecionado deveria ser guardado num armário fechado para que as colheitas seguintes fossem abundantes.

Na escola, terás oportunidade de saciar o teu apetite, colaborando com a tua professora de francês na comemoração desta festividade (de 3 a 10 de fevereiro).

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire