mercredi 17 avril 2013

Trabalho "A História dos Números" a realizar pelo 7ºD


A noção de número e a sua extraordinária generalização e aplicação está intimamente ligada à história da humanidade.
O conhecimento da História da Matemática e da História dos Números, em particular, permite-nos compreender melhor como chegámos aos conhecimentos atuais, porque é que se ensina hoje determinada matéria. Sem a perspetiva crítica que a história nos dá, a matemática que se aprende, aparece descontextualizada, separada da enriquecedora problemática que lhe deu origem.
Esta proposta de trabalho pretende reencontrar e dar sentido ao que os alunos aprenderam até ao momento: de saber quando apareceu uma determinada noção e porquê, que tipo de problemas ela permitiu resolver e, acima de tudo, que as teorias, que hoje os alunos tomam por acabadas e normais, resultaram sempre dos enormes desafios que os homens/matemáticos enfrentaram, que foram desenvolvidas com grande esforço e, quase sempre, numa ordem bem diferente daquela em que são apresentadas após todo o processo de descoberta. 
Definição da tarefa:

Os alunos irão explorar a história e origem dos diversos números por eles já conhecidos (e outros que queiram descobrir e explorar), a sua evolução e diferentes representações, assim como a origem dos sinais e das operações aritméticas simples.
A par da descoberta da história dos números, deverão também explorar a sua origem etimológica e a sua aplicação em expressões linguísticas francesas  muito utilizadas no dia a dia, reconhecendo a sua semelhança/diferença na língua materna.

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire